Skip to content
09/10/2007 / Thiago

Tela Preta com GeForce 4 420 Go

ATENÇÃO: o conteúdo desta postagem pode estar desatualizado. Foi utilizado como base uma versão antiga do Linux Ubuntu. Tente o procedimento por sua própria conta e risco.

Olá todos! Vou fazer hoje de um probleminha que passei esses dias quando fui realizar uma nova instalação do Ubuntu 7.04 Feisty Fawn em um Toshiba Satellite 1410-303x. Ao realizar a instalação do sistema, procedi para a ativação dos recursos 3D da placa de vídeo, uma GeForce4 420 Go, através do uso do driver proprietário da nVidia. Abaixo indico os procedimentos realizados.
O problema surgiu ao instalar o driver proprietário e obter uma tela preta antes do processo de autenticação do usuário. Ou seja, ocorreu algum erro no X Window! Procedi com a verificação dos logs mas nada me forneceu informações suficientes para superar o problema. Realizei também a reconfiguração do arquivo de configuração do X, o /etc/X11/xorg.conf, porém, não obtive êxito. O problema realmente se encontrava no driver proprietário, já que a modificação da linha abaixo por “nv” fazia com que o X voltasse a funcionar, porém, sem o desejado recurso 3D.

Driver “nvidia”

Comecei então a “googlar” na Internet atrás da solução e achei este site, que por sua vez encontrei a solução aqui! Novamente o fórum Ubuntu me ajudou. Para tanto, foi necessário apenas a inclusão, no mesmo arquivo de configuração do X, da linha abaixo. A linha deve ser inclusa na seção Screen.

Option “UseDisplayDevice” “DFP-0”

Caso ainda não funcione, tente a seguinte linha, em substituição a dita anteriormente.

Option “UseDisplayDevice” “DFP”

Após isso, proceda com a reinicialização do gerenciador de login gráfico utilizado.

De acordo com a fonte, o problema pode ocorrer no uso de alguns modelos de monitores LCD, como em notebooks, pois o driver proprietário irá tentar realizar primeira a ativação do vídeo como se o mesmo fosse através de um monitor CRT. Esse problema pode ocorrer no uso do driver proprietário na versão 1.0.9631+2.6.20.5-16.29.

Espero que isso ajude a mais alguém resolver o problema!

Até mais!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: