Skip to content
07/08/2007 / Thiago

Base64 Decoder

Estava visitando um dos sítios web que freqüento e percebi que algo está diferente. Os comentários dos usuários, muitas vezes ofensivos ou mesmo com o intuito de apenas criar discussões sem propósito, agora têm mais uma ferramenta de moderação! Além de podermos moderar negativamente os comentários, podemos classificá-los como “trolls”. Porém, se um comentário for assim classificado, ele não apenas ficará oculto por padrão, como também ficará as vezes codificado na Base64! Digo as vezes pois, dependendo da hora do dia, a mensagem pode ser codificada utilizando outro método de caracteres. Vamos ver a seguir como nos comportar com isso.

Vamos a um exemplo prático. O texto abaixo será convertido para a Base64.

Texto simples!

E decodificado será como abaixo.

VGV4dG8gc2ltcGxlcyE=

Diferente, não? Muito útil para tornar ilegíveis os comentários indesejados. O algoritmo Base64, definido pela RFC 2045, é como um alfabeto alternativo, com uma representação em um alfabeto de 64 bits (daí o nome), em vez do alfabeto ASCII de 24 bits. A dica vai em como decodificar ou codificar o texto. Tudo isso pode ser feito on-line, com alguns sítios web que oferecem gratuitamente o serviço.

O último link, inclusive, possui o software para que você possa baixá-lo e utilizá-lo também, pois é licenciado como Software Livre. Com isso, pelo menos podemos matar a curiosidade do pessoal.🙂 Mas lembrando, não alimente os trolls!

Bem, é isso aí, inté!😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: