Skip to content
25/04/2007 / Thiago

Dois monitores no Linux

Esses dias recebi a tarefa de instalar um computador que seria utilizado para monitoração de alguns serviços críticos onde trabalho. Pois bem, este computador deveria possuir então dois monitores, para que possa ser aberto, por exemplo, dois ambientes de visualização diferentes.

Em outros sistemas a utilização e configuração de dois monitores é uma tarefa bem simples, bastando alguns cliques. No Linux, existe esta possibilidade e outra que demanda alguns poucos comandos. Realizei utilizando comandos, o que também não é nada complicado.

Primeiramente, é necessário a instalação das placas de vídeos adicionais, pois cada monitor irá utilizar uma. A especificação de cada placa poderá variar bastante. Em minha situação, uma das placas de vídeo era uma uma Riva TNT2 AGP, enquanto a outra é uma antiga Trident 4MB PCI. Seja quantas for, haverá sempre uma placa dita como primária, que irá apresentar o vídeo inicial e onde a maior parte das aplicações irão ser abertas.

Vamos ao que interessa. Vá ao modo texto sem que o X esteja em execução. Uma alternativa para isto é dar o comando init 3 (no caso de sistemas Red Hat like). Após isto, já autenticado como root, realizar o comando abaixo.

# X -configure

O comando acima irá realizar uma configuração padrão de acordo com seu hardware. Note que talvez não seja detectado o mouse ou o padrão do teclado seja modificado. Mas o interessante é que o comando irá gerar como resultado o arquivo xorg.conf.new, que terá uma configuração já realizada do ambiente gráfico.

O arquivo em questão poderá ser então “canibalizado”, ou seja, iremos aproveitar algumas partes dele em nosso arquivo xorg.conf original. O que é importante será a nova seção Server Layout, que irá incluir duas seções Screen. Como no exemplo abaixo.

Section “ServerLayout”
Identifier “XFree86 Configured”
Screen 0 “Screen0” 0 0
Screen 1 “Screen1” RightOf “Screen0”
InputDevice “Keyboard0” “CoreKeyboard”
InputDevice “PS/2 Mouse” “CorePointer”
EndSection

Uma para cada monitor. E uma peculariedade: a seção Screen referente aos monitores secundários virão acompanhados da opção RightOf, que irá indicar a disposição física do monitor secundário referente à outro monitor. As opções disponíveis são:

  • RightOf – à direita do outro monitor.
  • LeftOf – à esquerda do outro monitor.
  • Above – acima do outro monitor.
  • Below – abaixo do outro monitor.

Cada novo monitor virá acompanhado de uma seção Screen e outra Device para cada placa de vídeo.

Depois de realizada as modificações no arquivo xorg.conf, outro recurso poderá ser adicionado ao X. O recurso Xinerama irá permitir que janelas sejam movidas de um monitor para outro, fazendo com que o desktop aja como se houvesse apenas um único monitor.

Para adicionar este recurso (que já vem compilado no Xorg desde o XFree86 4.x), basta adicionar a seguinte seção no xorg.conf.

Section “ServerFlags”
Option “Xinerama” “true”
EndSection

Caso já exista uma seção chamada ServerFlags, apenas adiciona a Option.

Feito isto, basta reiniciar o X e aproveitar o desktop maior.🙂

Para maiores informações, visite o sítio web aqui.

Até mais!😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: