Skip to content
13/04/2007 / Thiago

Segundo Encontro Nacional do Ubuntu Brasil no FISL

Dando início aos resumos que irei enviar de todas as palestras que participar do FISL, segue abaixo meu relato sobre o Segundo Encontro Nacional do Ubuntu Brasil:

Hoje ao meio-dia, estava indo para minha primeira palestra do dia, porém, assim que cheguei na sala, antes do início da palestra foi dito que algumas (outras) alterações ocorreram na grade de palestras. Dentre as mudanças, constava que o Segundo Encontro Nacional do Ubuntu Brasil seria antecipado e prolongado para três horas! E o pior, estaria começando agora! Realmente não queria perder, afinal, seria uma boa oportunidade para conhecer os líderes regionais aqui no Brasil.

O que pode ter sido bom para mim a antecipação, pegou a galera da comunidade Ubuntu Brasil de surpresa! Não estavam ainda com equipamento prepado nem apresentações conferidas! Após então uma pequena demora foi iniciado a palestra.

A palestra, como foi de início, foi ministrada por Mário Meyer, um dos representantes nacionais do Ubuntu Brasil, que, de praxe, mostrou algumas características históricas e técnicas sobre o Ubuntu. Dentre o que mais me chamou a atenção é a diversidade de arquiteturas que são oficialmente suportadas pelo Ubuntu: x86, x86_64, PowerPC, PowerIBM e Alpha.

Hoje o Ubuntu conta com um dos repositórios mais completos comparados à outras distros existentes no mercado, com 20 mil pacotes disponíveis. Número abaixo porém já mais próximo da distribuição pai, o Debian.

O repositório do Ubuntu é dividido em quatro grandes áreas:

  • Main – softwares oficiais suportados pela equipe Ubuntu
  • Restricted – software não-livres suportados pela equipe Ubuntu
  • Universe – softwares não-oficiais livres mantidos pela comunidade
  • Multiverse – software não-oficiais e não-livres mantidos pela comunidade

O Ubuntu está utilizando um ciclo de novas releases a cada 6 meses, exatamente por ser uma distruição moderna que contém todas as principais novas ferramentas disponíveis no mercado. Isto por um lado pode ser também um perigo caso não sejam mais disponibilizados pacotes de atualizações de segurança. Para tanto, o Ubuntu fornece 18 meses de garantia para qualquer uma das versões apartir da data de lançamento.

Porém, apartir do Ubuntu The Dapper, as distribuições viram a ser chamadas de LTS (Long Time Support) por serem suportadas oficialmente por 5 anos após o lançamento.

Por falar em versões, segue abaixo as releases do Ubuntu:

  • Ubuntu 4.10 (The Warty Warthog)
  • Ubuntu 5.04 (The Hoary Hedgehog)
  • Ubuntu 5.10 (The Breezy Badger)
  • Ubuntu 6.06 LTS (The Dapper Drake)
  • Ubuntu 6.10 (The Edgy Eft)
  • Ubuntu 7.04 (The Feisty Fawn) (lançamento marcado para o dia 19 de abril)

O Ubuntu tem sido citado bastante como um case de sucesso em estações de trabalho, sendo que os órgãos abaixos estão realizando ou já realizaram o processo de migração sem maiores problemas.

  • Exército brasileiro
  • Prefeituras de vários estados brasileiros
  • Governo estado do Pará

Segue abaixo alguns links de utilidade para contato com a equipe do Ubuntu Brasil:
Lista de discursão: ubuntu-br@lists.ubuntu.com
Fórum de discursão: http://forum.ubuntubrasil.org
IRC: #ubuntu-br @ irc.freenode.net

Abaixo alguns projetos desenvolvids pela equipe.

Como ajudar o projeto Ubuntu?
Se cadastrando nas listas de discussão e ajudando no que for preciso, como correções de bugs, traduções, ou simplesmente idéias🙂 .

Depois veio o Fábio, que é o responsável pelo time de tradutores de aplicação. As traduções são realizadas on-line, através da ferramenta launchpad, sendo que usuários não registrados, chamados de colaboradores, podem apenas realizar sugestões sobre traduções que serão moderadas por uma equipe restrita.

Lício Fernando é o responsável pelo time de documentação, sendo que ele recomenda para os iniciantes os links abaixo:

Alexandro Silva é o responsável pelo time de segurança. Veio para nos explicar que nos links abaixo, porei obter informações de segurança, como últimos riscos que surgiram e um bugtrack.

Pereira é o responsável pela correção de bugs no time de segurança.

Como participar dos times regionais?
http://wiki.ubuntu-br.org/TimesRegionais

Como obter o Ubuntu?
http://www.ubuntu.com/download
http://wiki.ubuntubrasil.org/CDsNoBrasil
http://shipit.ubuntu.com

A entrega de CDs do Ubuntu hoje é mais limitada à 10.

E se alguém quiser, aqueles adesivos “Powered by Ubuntu” estavam sendo distribuídos.🙂 É possível compra-los na URL a seguir: http://www.system76.com/contest .

Depois irei postar as outras palestras!

Até mais!🙂

7 Comentários

Deixe um comentário
  1. Guilherme / abr 13 2007 11:52

    Só uma correção:
    Até agora, a única versão LTS é o Dapper (6.06).
    O Edgy Eft (6.10), Feisty Fawn (7.04 – que será lançado daqui a duas semanas) e o futuro Gutsy Gibbon (7.10) não são LTS.
    Não há previsão para a próxima versão LTS, mas ocorre boatos entre os utilizadores que será por volta das versões 8.10 e 9.04.

    Abraços

  2. ThigU / abr 13 2007 22:44

    Olá Guilherme,

    Valeu por postar esta correção! Postei de acordo com o que tinha entendido que o pessoal falou na palestra.

    Até mais!🙂

  3. usucapiao / abr 13 2007 22:49

    Testei o ubuntu por três vezes, com o breezy, dapper e o edgy, ótima distribuição, nota dez no reconhecimento de hardware, uma comunidade muito unida, tanto em fórum quanto em lista de discussão.
    Uma coisa me irritou em todos os três, a cor marrom bostial, no dapper tive algum probleminha ou outro com kde e nada mais.
    A comunidade do Ubuntu é a que mais cresce no Brasil, sempre vejo surgirem blogs a respeito e tenho ficado empolgado ao ver o número de ex usuários Windows experimentando, aprovando e escolhendo o Linux como seu SO.
    Mérito ao Ubuntu e à sua comunidade sempre prestativa.

  4. ThigU / abr 13 2007 23:12

    Olá usucapiao,

    Pô, já que não gosta da cor, use o Kubuntu, que vem azul por padão😛 oeihoihehoi não muda muito porém, já é alguma coisa!

    Com relação à comunidade do Ubunto, estão de parabéns! Todas as vezes que tentei me aproximar para pedir algo ou me informar, foram sempre simpáticos e prestativos!

    Até mais!

  5. Andre Noel / abr 16 2007 15:48

    Bom relato…

    Só queria fazer uma observação de que o Ubuntu-BR não possui *um* representante nacional, mas um conselho formado por quatro pessoas, além de outros membros oficiais do Ubuntu (13 atualmente, incluindo os 4 do conselho).

    Abraços.

  6. ThigU / abr 17 2007 10:51

    Olá André,

    Valeu pela correção, já modificado! O pessoal no encontro até comentou isso, porém, não me atentei a como tinha escrito.

    Até mais!

Trackbacks

  1. FLISOL-DF 2007 « Where I finally can be calm…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: